sábado, 29 de dezembro de 2012

Review cerveja St. Feuillien

Boa noite, queridos.

Todo natal é a mesma coisa, excesso de comida, muito sono e amigo secreto. Contudo, desta vez algo foi diferente, pelo menos pra mim. Fui agraciado com um maravilhoso presente, um kit St. Feuillien. Meu amigo secreto, com quem compartilho boas preferências, tais como cerveja, bicicleta e boa comida , me presenteou com esse, ainda desconhecido por mim, kit.

Bom, apesar de não conhecer, tinha noção do que se tratava e fiquei muito empolgado, afinal, nessa vida miúda, quase medíocre que sustento, cerveja é no mínimo necessário.

Sem mais delongas,  vamos ao que interessa.
Esse é o kit com o qual fui agraciado.:


Os preparativos começaram cedo, como o calor aqui em Goiânia não é dos mais sutis, resolvi que essa delícia seria apreciada na sacada, portanto, a assepsia do ambiente foi providenciada e executada por mim. Depois de uma semana de turbulentas tempestades, a sacada estava, deveras suja, mas nada quem meus "muques" e o Ajax limpeza pesada não dessem jeito.

De sacada cheirosa e ânimos exaltados, coloquei as preciosas para gelar, sabendo que cervejas puro malte não devem ser apreciadas muito geladas, tentei mantê-las na faixa dos 4 graus.

Diante dos momentos que antecediam o sublime momento da prova, fui preparar um ligeiro tira-gosto. Como seria somente eu, fui caprichoso ao fatiar o salaminho a lá carpaccio, minha sofisticação repulsa salames cortados grossos, apesar de admirar, ser Viking não é minha praia. Aproveitei a exaltação do ego e cortei o queijo no melhor formato: tirinhas finas. Pronto, meu menu estava ok, sacada ok, só faltava um bom som, então, pra trilha sonora escolhi Stevie Ray Vaughan, um blues aguça, com certeza, o paladar de qualquer sujeito de bom gosto.

Tudo pronto, é hora de começar, escolhi a loura para abrir os trabalhos:


Maravilhosa, apesar de clara, a Blond é turva, deixou um espuma espessa na taça e muito suave, o gosto do malte é acentuado como em qualquer cerveja de qualidade e há um gosto frutado de laranja com um cheiro delicioso. Sem dúvida, a melhor cerveja pra tomar sozinho.

A próxima foi a Tripel.
Gostei mais da Blond, mas essa também é ótima, também tem um gosto de laranja no fundo, é turva e sua espuma também é espessa. Pra quem está acostumado a tomar nossa cerveja do dia a dia (Skol, Brahma, Antártica...) classificaria essa cerveja como amarga, mas não é. Apesar de parecer chulo, adorei arrotar o sabor dessa cerveja, é doce! Deus, salve a cerveja! O teor alcoólico é de 8,5 e eu já senti os efeitos do álcool.

A próxima: Bruin!
A foto com a garrafa deitada tem seus motivos, eu já estava ligeiramente tonto, o teor alcoólico da Blond é 7,5 e da Triple 8,5, a Bruin não fica pra trás: 8,5. Deliciosa! Se eu estivesse num jantar romântico, essa seria a bebida que eu gostaria de engolir apaixonado. Caramelada de cor marrom, espuma de cor bege e sabor doce, seria benquista por qualquer um. Não achei tão aromática quanto as outras, talvez pq meu paladar já estivesse contaminado com a bebedeira, contudo, a degustação foi incrível.
Foi bom enquanto durou, a volta a realidade é dura, enquanto vos escrevo tomo uma Itapipava geladíssima que depois das St. Feuillien, não é nada além de um picolé derretido de água suja.

Agradeço o amigo Bruno pelo maravilhoso presente e fico por aqui, apreciando a lua, tomando água suja e escutando Blues Like a Boss.


Nenhum comentário: