terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pessimismo, uma arma contra o desgosto.


Eu tenho uma técnica de proteção contra os desgostos que é batata: PESSIMISMO!

Viver com um pessimismo dosado é saudável. Não importa quão ruim seja a ação de uma pessoa para comigo, isso dificilmente me atingirá porque eu sempre espero coisa pior.

É mais ou menos assim: imagine que você é um atleta e entra numa competição já ciente de que será o último a chegar, mas irá tentar ser o melhor que você pode sem anunciar.
No fim da competição você fica na terceira colocação. O resultado foi ótimo. Você surpreende a todos, inclusive você e diminui as chances de ser tachado como fracassado.

Esse otimismo gratuito que as pessoas utilizam dizendo que são as melhores é uma atitude retardada. A probabilidade de não atingir seus objetivos é enorme e isso pode lhe trazer incredibilidade perante os espectadores. O famoso "cachorro que late não morde".

Repare nos casais de namorados/noivos/casados.
A garota fica com um maconheiro que não gosta de trabalhar e imagina que o amor deles será tão lindo que isso mudará, no sonho dela, o rapaz será um trabalhador, um pai dedicado que levará seus filhos para ler livros deixo de uma sombra no parque Flamboyant. Coitada, não sabe que com o tempo, as características se aguçam, qdo namorado era um maconheiro preguiçoso, como marido será um velho porco, alcoólatra e 4 vezes mais preguiçoso.
O rapaz namora uma guria preguiçosa, mal-arrumada, gorda e incapaz e imagina que o amor deles será tão lindo que isso mudará, no sonho dele, a guria será uma bela mulher que veste roupas de executiva, mantém-se altamente bem arrumada, magra, que faça cursos de enologia e que seja uma mãe de puro esmero para seus filhos. Coitado, essa Amélia que ele imaginou é na verdade uma bruxa gorda e fofoqueira. A namoradinha meio mal-arrumada e gordinha, tornará-se uma esposa barriguda, cheia de varizes e completamente omissa na criação dos filhos.
Este casal sonhador serão perfeitos procriadores de potenciais cidadãos inúteis com seus 12 filhos num belíssimo planejamento familiar.

Eu nunca imaginei comprar uma casa, sempre achei que isso seria simplesmente impossível para um cara como eu e no entanto, consegui comprar uma. Infelizmente a casa ainda não está paga e tenho certeza ABSOLUTA que não conseguirei pagá-la, portanto, não conto com este bem que num futuro próximo o banco ou a construtora o tomará de mim.

Queridos, aprendam também esta técnica, esperem sempre o pior das coisas, das pessoas e das situações, assim, o que vier de menos ruim, é lucro.

Nenhum comentário: