quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Co-dependência

Sabe quando você conversa com alguém e não entende de onde vem aquelas afirmações que se opõe a razão e ao bom sendo? Pois é, nessas horas a gente recorre ao oráculo do saber: Google!

Em uma dessas consultas ao Google, caí no site de um médico que explica a co-dependência, uma síndrome emocional, que a grosso modo é: os co-dependentes estão sempre atrás daquilo que não existe, vivem em função de controlar a vida alheia e fazer "joguinhos" emocionais para dominar. Vive num mundo de ilusão, sofrimento e ansiedade. A sua ilusão é tão intensa que o faz acreditar que sua felicidade depende do outro, praticamente um escravo emocional. O co-dependente está sempre reclamando que não respeitam seus sentimentos e que é explorado, ajuda os outros em troca de reconhecimento e cobra essa ajuda sempre que pode.

Disso, conclui-se que MUITA gente é co-dependente, porém, em diferentes níveis, é claro.

Por que é tão difícil seguir a regrinha básica "meus direitos terminam onde começam os do próximo"? O que faz uma pessoa achar que é dona da outra? Por que os casais cobram um do outro como se fossem o Dono da fazenda e o escravo? Seria uma co-dependencia que faz parte da cultura?

Cada um faz da sua vida o que bem quer, desde que não ultrapasse a privacidade e o direito alheio. No caso dos casais, é possível escolher tolerar ou não os hábitos de um ou do outro, mas não é possível mudá-los para que eles sejam como um quer.

Nenhum comentário: